Quando a terceira onda democrática global estourou no último quarto do século XX — iniciada com a Revolução dos Cravos em Portugal e depois alastrada com a queda do Muro de Berlim — houve muita euforia de que a ordem liberal houvesse finalmente se sobrepujada de forma definitiva ao autoritarismo e totalitarismo. Todavia, os ventos…
Leia mais
O cenário de indefinição no controle da pandemia do coronavírus fez avançar a proposta do adiamento nas datas das eleições municipais deste ano. Enquanto que no Senado a votação remota em dois turnos foi célere e com poucas divergências, na Câmara dos Deputados ela demandará uma maior articulação. Como o cálculo político de um deputado…
Leia mais
Maquiavel e Kautitya, dois dos maiores pensadores do realismo político deixavam claro que prender-se ao mundo que deveria existir em detrimento daquele que realmente existe era sem dúvida a razão central de muitos fracassos na política. Não que deixassem de reconhecer uma natureza boa no ser humano, mas porque no mundo da prática política a…
Leia mais
Tem aumentando consideravelmente a intolerância em todo o mundo. Grupos LGBTs e minorias religiosas estão sendo constrangidos a recuar depois da conquista de direitos mínimos na Áustria e Polônia. Na França, assim como em toda a Europa, o aumento da intolerância está proporcionalmente ligado ao apoio dado à extrema direita, nacionalista e xenófoba Nos Estados…
Leia mais
As explicações sobre o bolsonarismo geralmente associam o fenômeno à disjunção do sistema político, à dificuldade do país de superação da crise econômica, e ao desarranjo social como a crise moral e ética. Isso não deixa de ser verdade, não obstante, como lembrava Vilfredo Pareto, um dos pais da teoria das elites, é preciso que…
Leia mais
A democracia tem passado por maus bocados em todo o mundo. O aprofundamento do nacionalismo nos Estados Unidos e em países da Europa com características xenófobas é apenas uma das consequências advindas de sua crescente incapacidade de solucionar problemas cada vez mais complexos. Na América Latina e no Brasil, no entanto, os problemas que a…
Leia mais
O discurso populista tem se tornado o protagonista nas democracias contemporâneas. Trump nos Estados Unidos, o Brexit na Grã-Bretanha, Le Pen na França, Lula e Bolsonaro no Brasil, são alguns dos exemplos de populismo contemporâneo. Mas, afinal de contas, o que é o populismo? O discurso demagógico que apela ao engajamento emocional ou a prática…
Leia mais
Há quem defina uma democracia como a presença ou ausência de eleições periódicas e com amplo sufrágio. Para estes, o pleito de 2018 irá equalizar a disjunção existente entre os poderes a partir de uma nova configuração de coalizão. Há, não obstante, quem acredite que uma democracia dependa de elementos mais substantivos, como a luta…
Leia mais
O drama nos paralisa e a tragédia nos transforma. Não lembro ao certo se essa frase vem de um romance de Balzac ou Oscar Wilde, ou ainda de algum filósofo oitocentista, mas ela ajuda a dar um sentido aproximado do momento pelo qual passa a esquerda brasileira. Presos ao centro gravitacional que reclama a figura…
Leia mais
Não chamarei de fenômeno, pois seu crescimento tem-se mostrado previsível desde que os avanços das últimas investigações de combate à corrupção fragilizaram um já flagelado espaço político. Jair Bolsonaro (PSC?) é hoje uma realidade não somente pela capacidade de crescimento em pesquisas, a tal ponto de supostamente dividir a atenção em um cenário de segundo…
Leia mais
Comentários